segunda-feira, 15 de abril de 2013

Entrevista Surfari



Apresentamos aqui parte da entrevista feita conosco do Madeira & Água pelo site Surfari:



É sempre bom ser surpreendido. Quando recebemos o primeiro e-mail de contato do Guilherme Pallerosi, pedindo para dar uma olhada em seu blog, achamos legal pela iniciativa. Madeira e Água, diferente, no mínimo. Mandamos o feedback e na sequência o cara já entrou com o pé na porta, querendo ser ativador do Surfari. Atitude, irado, pensamos. Dissemos sim e demos meia dúzia de instruções, quando vimos já tinha uma postagem no ar. Guilherme começou a colaborar com o Surfari tão rápido e tão bem que esquecemos de fazer a entrevista de apresentação. Foi só quando começamos a ver mais e mais conteúdos no ar que nos demos conta da gafe. Reparar o erro soaria estranho para definir essa entrevista tardia, ele já largou como se fosse um de nós então foi até meio natural que dispensássemos apresentações. Mas Guilherme é daqueles caras que tem mais a dizer. Bem, digamos que não são todos os dias que você troca uma ideia com um sociólogo, que nas horas vagas é marceneiro, historiador e curte esculpir suas próprias pranchas (em madeira, claro).

Conheça um pouco mais do que o paulista editor do blog Madeira & Água tem a contar sobre a vida e o que o surf ajudou-o a entender.

- O que despertou seu interesse em estudar o passado do surf e aplicar tais técnicas ao seu dia a dia?

O blog e a “marca” Madeira & Água foram uma forma de canalizar e viabilizar vários projetos que eu guardava na gaveta ou tocava apenas como hobby. Após a construção da primeira prancha de madeira, minha mulher sugeriu que eu fizesse o blog para dar continuidade aos projetos, para dividir minhas experiências e as coisas que pensava sobre o surf. Foi aí que comecei também a escrever sobre o assunto, unindo: surf, marcenaria, jornalismo, história e, até, sociologia.
O blog Madeira & Água, as pesquisas históricas e experiências com pranchas de madeira fazem parte de várias buscas que deixam a gente inquieto. Uma delas é exercer um trabalho criativo e autônomo que dê sentido ao esporte e ao estilo de vida que eu me identifico, em síntese, o surf. Mas este é um projeto para ser executado com tempo, sem data certa para terminar, enquanto houver pessoas para dialogar e experiências para viver, eu espero continuar produzindo.

- Qual você acha (ou como você imagina que seja) que é a melhor intersecção entre liberdade criativa e performance?

Colocar juntos, trabalho, criatividade e prazer, é uma coisa relativamente nova no mundo. O trabalho sempre teve relação com obrigações, cobranças, enquanto a criatividade esteve ligada a arte, a liberdade e ao prazer. Eu tenho uma teoria de que o surf se transformou em um mercado de tendências justamente por que muitas das pessoas deste meio sentem prazer em trabalhar com isto. O fenômeno vai além do esporte, está mais para um estilo de vida e, mesmo que se viva longe do mar, o surf representa valores e uma imagem que influenciam o modo de vida das pessoas. O mercado de pranchas de surf é um bom exemplo, os shaperssempre estiveram na vanguarda do design, pois além de shapers são surfistas (ao menos os que eu já conheci). Além de todo trabalho e conhecimentos necessários para se construir uma boa prancha, os caras estão sempre indo além, não por obrigação, mas porque gostam de surfe.
Acho que inovações, liberdade criativa e performance devem ser uma busca que não cessa. No mundo do trabalho nem sempre é fácil, tem pessoas com mais sorte e que conseguem encontrar facilmente condições de trabalho excelentes, outros passam a vida a procura disso. Mas veja bem, eu falo isto por mim, que tenho 34 anos e ainda estou procurando meu ambiente ideal de trabalho, com criatividade, autonomia, prazer, reconhecimento e grana, e espero continuar assim durante a vida toda. Enfim, acho que ideal é algo que se busca e não se alcança; só se aprimora.

- Quais são seus planos para os próximos meses ou anos?

As pesquisas continuam e o blog está a todo vapor, produzindo conteúdos, aumentando os amigos, leitores, parceiros, colaboradores e outros contatos. Para o primeiro semestre de 2013 estou me dedicando também a outro projeto bem legal, em associação com a marca Laura Mallozi, que faz o design e a produção de joias muito criativas. Estamos desenvolvendo uma coleção unissex de pingentes e acessórios com significados relacionados ao mar, a praia, o surf e a navegação. O resultado está ficando muito bom e em breve estaremos com a primeira coleção pronta.
Além disso, a ideia é continuar com as reflexões sobre surf e cultura de praia. Está faltando mais massa crítica neste meio, com ideias novas e resgate de alguns valores, o surf não é só mercado, nem é alienado, temos muito para falar e opinar. Fico grato de encontrar pessoas como os idealizadores do Surfari e seus colaboradores, seguindo sempre em frente na eterna busca do ideal!

A entrevista na integra está no site do Surfari: http://www.surfari.com.br/surfari-entrevista-madeira-agua/



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário