sábado, 26 de maio de 2012

Surf Club Hui Nalu e os primordios

Hui Nalu: o primeiro surf club.

No Brasil não fazemos muita ideias do que sejam os tais clubes de surf, visto que o esporte começou um pouco tarde por aqui e de forma espontânea. Os primeiros clubes nasceram no início do século XX, com a exploração turística do Havaí e a descoberta do surf por norte-americanos e europeus. A ideia de surf clube está ligada aos clubes de regatas ou clubes náuticos, onde o pessoal que curtia praticar esportes náuticos e aquáticos, se reunia para participar de competições ou simplesmente fazer a coisa junto. Assim, a galera da praia se unia e instituía um clube.

Surfe clubes se espalharam, reunindo a galera jovem das praias.

Na primeira década do século XX o Havaí estava se tornando uma importante rota turística norte-americana, e a praia de Waikiki era um dos pontos altos, com investimentos em hotéis e resorts. Alguns distintos senhores dos EUA e Europa se interessaram muito pelo esporte nativo havaiano que constituía em remar as milenares canoas polinésias, assim como descer ondas sem virar ou naufragar. Em 1808 estava formado o Outrigger Canoe Club, um clube havaiano formado somente de homens brancos.

Mas os havaianos deram seu recado no ano seguinte, quando o lendário surfista Duke Kahanomoku e seu colega Knute Cotrell formaram o Surf Club Hui Nalu, que significa “surfar junto”. O primeiro surf club era diferente dos clubes existentes até então, normalmente elitizados e formados somente por homens ocidentais. O Hui Nalu era composto por um misto de homens e mulheres, ocidentais e nativos, qualquer um interessado por surf e de boa índole tava dentro!


Surfe clubes da AUS, relação intima  com associação de salva-vidas até hoje.


Os clubes de surf se espalharam pela Califórnia e Austrália até a década de 1950, criando um ambiente muito próprio do surf, uma subcultura que atraia cada vez mais jovens. Coincidentemente, estes lugares possuem hoje estilos de vida mais ligado ao surf, a cultura beira-mar, além de formas de pensar mais abertas e flexíveis. Na Austrália, como já dissemos anteriormente (ver: Autralian Craw e o Continente do Surf), estes clubes tem uma história fundamental e até hoje fazem parte do dia-a-dia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário