quarta-feira, 25 de abril de 2012

Australian Crawl e o Continente do Surf

Surf no peito, remada no braço: o Australian Crawl

Imaginem uma ilha de proporções continentais em que pelo menos dois terços da costa oferecem ondas de todo tipo e da melhor qualidade. Como se já não bastasse isto, Austrália é um país que cultua qualquer esporte relacionado ao mar e possui uma cultura beira-mar ligada ao bem estar e convívio harmonioso com a natureza, the ozzzy easy going. Em 1915, o lendário surfista havaiano, Duke, fez demonstrações de surf no estado de New South Wales, quando o surf virou parte da via diária, transformando o país em Meca do surf e celeiro campeões. 

Photo: Jeff Johnson
Belinda Baggs, body surfing profissional

Mas esta história começou muito antes, durante o século XIX o body surf, assim como a natação em alto mar, se transformaram em esportes nacionais e tipicamente australianos. Na década de 1890, um sujeito chamado Alick Wickham popularizou o surf sem prancha fazendo demonstrações em outros países. Estes esportes ficaram conhecidos ao redor do mundo como Australian Crawl (lembra da banda da década de 80?). Mesmo o surf, popularizado na década de 1920, já era praticado entre locais desconhecidos.

O body surf, assim como a natação em alto mar e o surf, aumentaram os casos de afogamento, motivando a criação do Australian Surf Life Saving. Isto é, os primeiros salva-vidas australianos eram exímios nadadores e surfista. Já em 1810, formaram-se clubes de surf em muitas praias, que funcionavam como postos salva-vidas. A Associação de Salva-vidas se tornou uma das instituições mais tradicionais e respeitadas do país. 
Foto retirada do site: www.aquabumps.com.
Homenagem aos camaradas de Perph.

Muito além do surf e das excelentes ondas da Austrália, o país cultua diversos esportes aquáticos, incentivando estas práticas desde os primeiros anos de escola. Não é por menos que salva-vidas são muito respeitados e que, com prancha ou sem, possuem o surf nas veias.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário