quarta-feira, 11 de abril de 2012

A primeira prancha Hollow: inovações da década de 30.

A inovação das pranchas de madeira maciça Olos, Alaias e outros modelos tradicionais havaianos possibilitou que ondas maiores e mais velozes fossem exploradas. O surf também era um esporte relacionado a travessias de longos percursos e competições de remada. 


Blake descendo uma ondinha respeitável com sua Hollow

A prancha Hollow desenvolvida por Tom Blake trouxe um salto evolutivo neste sentido. Inspirado na asa de um avião, o surfista criou uma prancha de madeira oca, proporcionando muito mais flutuação e maleabilidade. Enquanto as pranchas de madeira maciça do início do século XX chegavam a até 150 quilos, Hollow pesava no máximo 50 quilos. 

A moçada reunida com suas pranchinhas...
A Hollow era uma prancha com 16 pés (mais ou menos 5 metros de comprimento), maior que as antigas Olo havaianas (com aproximadamente 10 pés), sendo considerada uma paddleboard, isto é, um meio termo entre a prancha e a canoa. Estas qualidades beneficiavam a remada, apreciada tanto para campeonatos de velocidade como para entrar em ondas maiores. 

Modelo e escalas usada pela Associação de Bombeiros da Austrália


Outra inovação foi a rabeta (parte traseira) pontiaguda (ancestrais das pin tail atuais), e as bordas em ângulo reto, que seguravam a prancha melhor em ondas rápidas. Não satisfeito, em 1935, Blake colocou um estabilizador na rabeta, criando a primeira prancha surf com quilha.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário