domingo, 22 de abril de 2012

As novas pranchas Hollow: idéias atuais para antigos conceitos.

As pranchas de madeira estilo Hollow (ocas) voltaram a ser fabricadas por uma nova geração de shaper-marceneiros. Existem em todo tipo de design, releituras de modelos antigos, pranchas vintages e novos desenhos com alto design e conceitos antigos. Alguma tem o seu perfil! 

Estrutura de pranchas Hollow em modelos dos mais tradicionais aos mais contemporâneos

O princípio das pranchas de madeira é outro, a ideia é fazer uma prancha diferenciada, de forma mais artesanal, com maior durabilidade, beleza, mas principalmente para um surf com bom desempenho. O peso da prancha é inevitavelmente maior que o de uma pranchinha, mas a performance não deixa a desejar. 

Foto: Mariana Siebert

O conceito das pranchas de madeira tem se espalhado por aí, e no mundo todo tem gente fazendo pranchas a moda antiga. Um colega de blog muito bom para conhecer projetos de todo tipo de prancha de madeira, Hollow, Alaia, ou o que for é da Wooden Surfboard. Imperdível se você está disposto a conhecer melhor este universo!
Preparação de uma prancha Hollow  pelo shaper AUS Craig Cater. 

No Brasil existem poucos fabricantes dessas pranchas, mas ainda sim, muito competentes. Em Ubatuba (SP) tem  A Flora Ecoboards, que faz pranchas Alaias e Hollow com uma pegada de sustentabilidade muito bacana. 


Uma Hallow da Flora Ecoboards: beleza e performance.

Em Santa Catariana, a Siebert Woodcraft Surfboards, constrói hollow em um estilo vintage muito bem feitas, além de serem lindíssimas. Outros shaper têm feito suas experiências pelo país, mas em termos de mercado, ainda é limitado. O ideal é não passar muita vontade, e se não tiver como adquir uma, faça a sua! 


Modelo Fish da Siebert: releitura de designs clássicos e marcenaria fina.

E se a sua pegada é construir uma Hollow por conta própria, fica a dica do site do Paul Jesen, que além de vender pranchas Hollow, ensina seu método para outros amadores do surf ancient.


Hollow surfboards para qualquer tipo de onda ou surfista.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Guilherme, achei muito legal seu blog, cheio de conteúdo histórico de qualidade! Gostaria de agradecer a citação da A Flora Ecoboards! um grande abraço e continue com o ótimo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tiago.
      Espero que você siga meus posts e que ainda troquemos muitas experiências.
      Abraço.

      Excluir