quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Polêmicas sobre o Início do Surf (500 D.C.)

Afinal, peruanos, polinésios ou havaianos, quem inventou o surf?
O surf é um esporte que envolve uma cultura muito própria um mercado muito significativo surgido após meados do século XX. Não é por menos que existe uma polêmica sobre o início desta prática.

Estatuetas que datam milhares de anos dão indícios que povos antigos do Peru já surfavam. 
Relatos dos primeiro ocidentais que atracaram na Polinésia Francesa provam que havia a pratica do Paipo (espécie de bodyboard) e do surf própriamente dito, nas ilhas havaianas. Vamos nos aprofundar melhor na história e técnicas de surf destes lugares, mas quero destacar um fato que alguns acreditam ser o elo entre o surf dos pescadores do peruanos os polinésios. 


Canoas polinésias
O norueguês Thor Heyerdahl elaborou a teoria de que alguns deuses nativos encontrados no Taiti e outras ilhas polinésias eram muito semelhantes ao Deus Tiki, cultuado por ancestrais que viviam na costa do Peru. Supõe-se que os nativos da América do Sul migraram por milhares de quilômetros em direção a oeste misturando-se a outros povos que habitavam a vasta região das ilhas do Pacífico. Assim, muitos traços da cultura de povos peruanos são visíveis em algumas ilhas do arquipélago polinésio.
A teoria deste norueguês foi fortemente criticada, levando-o a organizar uma expedição com uma jangada igual a dos antigos peruanos e atravessar o oceano, provando ser possível a façanha.


Tela de Paul Gauguin pintada na Polinésia Francesa no século XIX

O sucesso da expedição Kon-Tiki se tornou um dos livros de aventura mais lidos na década de 50 e 60, além de provar que seria possível uma viajem transoceânica em uma jangada primitiva. Esta façanha trouxe novas possibilidades para a origem (ainda desconhecida) da avançada civilização encontrada em ilhas como Taiti e Havaí. A polêmica expedição de Thor Heyerdahl também traz um elo entre os surfistas das canoas de totora do Peru, com a prática do surf dos polinésios.


Nada disso prova que o surf dos peruanos influenciou os polinésios e havainos, pois estes últimos possuem técnicas de construção de pranchas, canoas e navegação muito sofisticadas e diferentes daquelas peruanas. Melhor é admitir que a prática do surf tem relação com nossa fascinação pelo mar e a ância por domar os seus fenômenos.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário