quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Das Canoas Polinésias ao Surf (300 A.C. - 1500 D.C.)

Para de entender a essência do surf e os motivos que este esporte se transformou em uma esta cultura ao longo do século XX é imprescindível conhecer os povos polinésios e sua relação com o mar. 

Como uma etnia conseguiu se espalhar por uma área tão imensa de água? Sem ostentar grandes construções navais, ou qualquer instrumento minimamente sofisticado povoaram uma área imensa de ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico.




Origens e expansão

Existem diversos estudos sobre a origem dos polinésios, mas são hipóteses e teorias possíveis, nada que explique por inteiro o mistério daqueles povos. Provavelmente são originários de fluxos migratórios da Malásia, Sião, China, Índia e, talvez, América do Sul, de outras ilhas do Pacífico.
Este povoamento foi incrível, pois não possuíam instrumentos de navegação ou barcos que permitissem o estoque de comida ou água. Muito antes das grandes navegações ultramarinas, dos Vikings, ou da expansão do Império Romano essa ocupação teve início. As Ilhas da Polinésia devem ter sido alcançadas entre os séculos III ou IV, seguindo pelas Filipinas, Indonésia e Bornéu para as ilhas do Pacífico, se expandiram até o século XV.


As canoas polinésias eram adornadas em homenagem aos deuses


Após conquistar uma ilha, ocupavam-na e quando começava a faltar recursos para sustentar a todos habitantes, saiam em grupos para novas migrações. Provavelmente planejavam as viajens por décadas, depois partiam expedições sem volta, rumo a destinos incertos. As expedições em busca de novos paraísos eram formadas por grandes grupos, famílias inteiras que saiam em frágeis canoas. Muitas embarcações devem ter sido tragadas pelo Pacífico, em tempestades e condições ruins. Pena não terem escrita para deixar mais detalhes dessa história.


Migração Polinésia. Aves indicavam caminho para novas ilhas.


As embarcações e o conhecimento da natureza
Ao que sabemos, as embarcações dos polinésios eram canoas cavadas em troncos de árvore (semelhantes as canoas dos indígenas brasileiros) usando como instrumento para construção, o fogo, machados de pedra e conchas. As canoas possuíam cascos duplos ou monocascos com um ou dois flutuadores para dar equilíbrio, como catamarans de muitos tipos. Além dos remos, eram movidas por aparato de velas, carregando, normalmente, até doze pessoas, com relatos de grandes canoas com dezenas de pessoas.

Encontro de civilizações e diferentes modos de navegar


Os instrumento de navegação eram o conhecimentos das aves migratórias, marés,ventos e estrelas. De dia se orientavam pelo sol, anoite pelas estrelas, sabiam que aterra era redonda muito antes da civilização ocidental. Em muitas ilhas faziam mapas complexos, usando com ramos de palha ou galhos entrelaçados, os mapas rústicos apontavam o local de ilhas, estrelas e correntes marítimas. O céu estrelado era uma bússola gigante, muito melhor que o astrolábio que possibilitou as grande navegações! 

Mapas feitos com bambu e conchas indicavam ilhas e correntes marítimas


As histórias desses povos contam que quando os chefes do Taiti visitavam os reis havaianos, as canoas se dirigiam ao norte por 2.000 milhas náuticas (3.656.006 Km), guiando-se pelo céu, até que aparecessem estrelas que indicavam que deveriam virar alguns graus para oeste, para a latitude o Havaí. Em seguida, as aves apareciam, indicando a direção das ilhas.
Além de exímios conhecedores da natureza, tinham muita habilidade com as canoas, sabendo muito bem como conduzi-las da melhor maneira para aproveitar o vento, as ondulações e as marés. Descer ondas para voltar á terra firme era comum, e da destreza de aproveitar a força das ondas inventaram uma brincadeira: o Paipo, uma espécie de body board feito de uma tábua de madeira. A prática foi encontrada em algumas ilhas do pacífico, entre a Polinésia Francesa e o Havaí.
Imagem do final do Século XIX, surfista polinésio e sua prancha de paipo
O Paipo era uma brincadeira que deu origem às muitas formas do surf como conhecemos hoje. No Havaí, a coisa se tornou algo sagrado, mas isso é papo para outro post...
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Bom blog! Parabéns. Gosto bastante de pranchas de madeira em breve vou construir uma Hollow Wood com o metodo do Paul Jensen. Continuação de bom trabalho e visite o meu blog em: www.waveridersacores.com

    ResponderExcluir