sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O surf nas canoas de junco peruanas (3000A.C. - 500D.C)

Pescadores passando a arrebentação em canoas de junco igual as ancestrais canoas Tup

Cavalos de Totora ou Tup são canoas construídos a base de junco, uma espécie de gramíneas muito comum no Peru. A palha do junco, amarradas são boas de boiar. Hoje ainda existem pessoas que fabricam e usam balsas e canoas de junco. Tanto no litoral norte peruano, como no lago Titicaca existem exemplares dessas embarcações. Foram os primórdios do surf.
O processo de fabricação dessas canoas se mantem o mesmo até hoje! O junco é colhido e seco ao sol, depois amarrados em dois corpos em formato de cone que em seguida são amarrados um ao outro. A maior flutuação da canoa está na popa, que e tem uma cavidade para o material da pesca e o pescado. A proa é estreita com um arco bem curvado. As canoas medem entre três e quatro metros e pesam por volta de quarenta quilos.
Canoas que desciam ondas a centenas de anos, apelidadas pelos espanhóis de Cavalos de Totora 
Muito das culturas antigas dos nativos pescadores acabou com a vinda dos espanhóis. A canoas Tup são relíquias que ainda fazem parte da vida e da economia de alguns povoados peruanos.

Imagem do site: http://supingmagazine.com

Existem até rumores que uma migração destes antigos peruanos pelo Oceano Pacífico pode ter influenciado o surf como conhecemos hoje. Mas isto é polêmica para outro post...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário