terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Legado Havaiano




O surf possui muitas peculiaridades, aspectos culturais que marcaram o imaginário da sociedade ao longo do século XX. Os criadores do esporte e dessa áurea mítica foram, sem dúvida, o povo havaiano.


Arquipélago do Havaí
Quando o capitão inglês James Cook desembarcou pela primeira vez no arquipélago havaiano, as ilhas do pacífico já haviam sido descobertas há tempos por um povo bravo e conhecedores dos mares: os polinésios. O Havaí deve ter sido povoado por volta de 300 DC (não há muita precisão nesta data) e descobertopor exploradores britânicos em 1778. Assim, por cerca de 1500 anos, a sociedade foi organizada em chefiados, isto é, as ilhas possuíam seus chefes, que por suavez se submetiam a decisões de grandes chefes (Aliʻi), formando dinastias que brigavam entre si. Em 1810, as guerras cessaram e as ilhas passaram ser comandadas por um reinado que unia os chefes em torno do Rei Kamehameha, até se tornarem uma nação democrática anexada ao EUA no final do século XIX.


Gravura representa modo de vida nas ilhas havaianas 


O surf no Havaí era integrado à cultura e existem lugares das ilhas com nomes que homenageiam grandes episódios relacionados pessoas que enfrentaram ondas perigosas. Os chefes, reis ou nobres, possuíam pranchas exclusivas para seus status e tinham que demonstrar habilidade no surf para manter respeito entre sua comunidade. Os polinésios antigos não possuíam escrita, mas inúmeras músicas contam histórias de pessoas saudadas como heróispor enfrentarem grandes ondas ou mares sinistros. 



Sessão de ondas no Havaí: mestres dos mares e condições propícias


Os construtores de pranchas de surf também entoavam cantos e rituais para construir as pranchas de surf e respeitavam vários rituais que se iniciavam já na derrubada da árvores escolhida para virar prancha de surf. Por isso, o surf era uma mistura de esporte e arte dos nobres e possuía relação íntima com a religião e até com a política.


Gravura de Ron Croci 
O tenente da frota do capitão Cook descreveu a prática do surf havaiano por volta de 1780 (em livre tradução do inglês):
(...) Porém, a diversão a mais comum é sobre a água, onde há ummar muito propício, com grandes ondas quebrando na costa. Algumas vezes cerca de 20 ou 30 homens saem em direção às ondas em uma peça oval e plana de madeira medindo o tamanho e largura desses homens, que se sentam com as pernas juntas encima e ultilizam os braços para dar direçãoà prancha. Eles esperam até surgirem as ondas maiores, e então todos juntos remam do topo da onda, alcançando uma velocidade surpreendente. A arte está em manter a orientação adequada e mudar a direção conforme a onda quebra. Se a onda quebrar durante a descida pode arrastá-los em direção as pedras. A primeira vista esta é uma diversão muito perigosa que nós não concebiamos ser possível, mas antes de serlevado ás pedras eles abandonam a prancha e nadam em direção as ondas, enquanto a prancha é arrastada por muitos metros de distancia. A maioria conseque alcançar a parte de fora, fugindo a força das ondas, nadando ou remando sua pranha. Com um exercício destes podemos dizer que tais homens são quase anfibios. Uma mulher pode pular do navio e manter-se metade do dia dentro da água até voltar à embarcação. Ao que parece estes são mais do que exercícios, as habilidades praticadas pelos nativos trazem muito prazer e emoção às atividades diárias.



Havaí foi redescoberto como meca do surf no início do século XX
Comentários
1 Comentários

Um comentário: