terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Madeira, Água e Surf

A marcenaria e a navegação fazem parte de uma longa tradição. Pranchas de surf e canoas podem ser consideradas os primeiros modelos de embarcação, movidas pela remada do braço ou com auxílio dos remos. 
A modernidade e as novas tecnologias transformaram costumes e culturas, deixando conhecimentos milenares para trás. Para os antigos, a navegar em uma canoa ou surfar uma onda era uma experiência muito diferente de hoje. As pranchas de surf ancients (ou pranchas dos anciãos) ou as canoas antigas eram construídas a mão, pelo surfista ou algum especialista da comunidade, demoravam para ser feitas e cada curva do design e técnica de construção representava o conhecimento de muitas gerações. Todo este processo aproximava o homem e o oceano, e fazia da navegação ou do surf uma celebração aos antepassados ou mesmo aos deuses do mar.
Por isso nos propomos a estudar a história do surf e da construção de canoas, pois muito além da diversão, a  pratica do surf e dos esportes náuticos carregam muito a nossa essência.


Montagem da foto de Ernie Heggin. Surf com tábuas de madeira na Papua Nova Guiné
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário