segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A visão do paraíso

Heather Brown



Uma coisa curiosa que nenhum surfista ou fanático por lindas praias se dá conta é este é o nosso imaginário do paraíso. 

Enquanto o filho, Chico Buarque, cantava que não existe pecado do lado de baixo do equador, o pai, Sergio Buarque de Holanda escrevia toda uma teoria sobre os grandes navegadores sua busca pelo paraíso terrestre. Visões do Paraíso é um livro sobre a história dos desbravadores e o imaginário daqueles tempos, em que talvez o paraíso de Adão e Eva descrito em Gênesis, não fosse extraterreno, mas perdido no infinito de mar. 

Pensando bem, o que significa encontrar lugares intocados pela civilização, com nativos seminus, água, frutas e alimentos em abundância, praias com coqueiros, sexo livre, sem culpa ou pecado, a noite um céu estrelado e muita musica. Ate certo ponto, foi assim, descendo a costa americana pelo Atlântico ou explorando arquipélagos Polinésios no Pacífico.

Talvez o auge tenha sido pelas ilhas do Taiti como vimos nas pinturas Paul Gauguin ou nos relatos de além mar do Havaí, feitos pela tripulação do capitão James Cook, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Depois disso passamos a venerar, quase inconsciente aquela vidinha tribal...    

PS. De certa forma, aqueles exploradores deixaram uma lição, de que o paraíso não se conquista: entrega-se.

Paul Gauguin: Two Tahitian Women


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário