segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A quarta revolução das quilhas

Kelly Slater surfando Teahupoo com as novas quadriquilhas

Os últimos posts do blog Madeira & Água vêm fazendo um histórico do surgimento e evolução das quilhas. Desde os primeiros estabilizadores inventados por Tom Blake no final da década de 1930, que inspiraram os modelos de pranchas de Bob Simmon com uma ou duas quilhas que ajudariam surfistas a conquistarem as primeiras ondas maiores que 10 pés na década de 1950, ou o design das velozes TunFin (quilhas rabo de atum) de George Greennough na década de 1960 e profissionalização dos shapers nos anos 70, consagrando as pranchinhas de duas quilhas, graças ao campeão Mark Richards e finalmente a Thruster com três quilhas na década de 1980, que colocaram o nome de Simon Anderson para a história moderna do esporte. 


Mas o que faz um modelo ou design de prancha perseverar e outros parecerem experiências bizarras? Vantagens técnicas, sorte, perseverança dos shappers, ou o marketing das marcas de surf? A invenção das pranchas de quatro quilhas no início da década de 1980, o seu esquecimento e a volta triunfal nos últimos anos trazem esta duvida. Nos anos 70 havia uma a disputa dentro e fora do mar para encontrar o melhor design de pranchas,até a febre as pranchas de 3 quilhas entrarem em cena no início da década de 1980, tornando-se unanimidade. No entanto, outro modelo de prancha aparecia nos campeonatos de forma tímida e despretensiosa, as quadriquilhas ou quad fin

Bocão disputando campeonato com quatro quilhas no começo dos anos 80

O primeiro shapper a construir uma prancha com quatro quilhas não dá para saber quem foi, mas o brasileiro Ricardo Bocão foi sem dúvida o pioneiro da década de 1980 que desenvolveu pranchas de quatro quilhas e disputou campeonatos ao redor do mundo com elas, comprovadamente por fotos e matérias em revistas de surf (normalmente ironizando o “excesso” de quilhas). Mas o mérito foi para outro shapper e surfista profissional, o australiano Glenn Winton, conhecido como Mr X, famoso por seu estilo de surfar e por aparecer na final do mundial na década de 80 com uma quad fin, ganhou fama. Acho que já ouvi esta história antes, afinal quem inventou o avião foi Santos Dumon ou os irmão Wright? Todos dizem Wright, mas sabemos bem que foi Santos. O que se sabe é que Ricardo Bocão desenvolveu o primeiro modelo 1981, inspirado pela evolução da Thruster, passando a usar as quatro quilhas em campeonatos até 1983. O fato é que nem Bocão nem Glenn Winton conseguiram vender a ideia.

Bruce Mckee desenvolvendo quad fin nos anos 80 e 90.

Ao longo dos anos 80 e 90 outros shappers foram aperfeiçoando e desenvolvendo o modelo quadfin, mas sem muito sucesso. Na década de 1990, surfistas como Tom Curren e Tom Carrol, apareceram surfando quadriquilhas e elogiando a performance da prancha, mas sem levantar bandeiras para o assunto. Mais atualmente, Andy Irons e principalmente Kelly Slater, tomaram gosto do modelo, popularizando as quadfin entre os surfistas. Mas porquê não deu certo com o Bocão? O mercado estava muito deslumbrado com a trusther para se abrir para novas ideias? Faltou algum grande surfista ou guru comprar o conceito? Bem, no mundo das invenções tem dessas coisas, muitas vezes uma inovação boa não está adequada a seu tempo, precisa maturar.

Mr X surfando uma quad, depois de Bocão...

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