sexta-feira, 6 de julho de 2012

Surf com duas quilhas: a evolução das manobras.

Duas quilhas e muitas manobras.

Desde o surgimento das quilhas na década de 1930, iniciou-se uma sucessão de experiências com inúmeros desenhos variações no shape das pranchas. O surf sempre teve liberdade de criação, diferente de outros esportes elitizados ou com tradições rígidas, as mudanças faziam parte do objetivo de surfar boas ondas. As técnicas de construção das pranchas foram sendo aprimoradas e eis que surge uma inovação interessante na década de 1940: as quilhas gêmeas (twin fin)!

Durante muito tempo o surfista foi o principal construtor das suas próprias pranchas. Em garagens ou oficinas adaptadas, estes designers amadores desenvolveram quase tudo o que conhecemos hoje de pranchas e acessórios de surf. Foi neste contexto que em 1943, o lendário surfista-shapper, Tom Blake construiu o primeiro protótipo de pranchas biquilha que se tem registro na história.

Tom Blake (pés) e o primeiro registro de uma prancha de surf com duas quilhas (Havaí,  1943)

Poucos anos depois, em 1948, outro surfista e shapper de pranchas inovadoras, Bob Simmons, construiu uma série limitada de pranchas com duas quilhas. Simmons se inspirou livremente na publicação da época sobre engenharia naval (Naval Architecture of Planing Hulls, de Lynsay Lord, 1946) que trazia um modelo de casco de barco com duas elevações semelhantes a quilhas. Usando o conceito das construções navais, as pranchas com duas quilhas entraram para o repertório de shapper e surfistas .

Modelo biquilha de Bob Simons e...
...a inspiração da engenharia naval.
O conceito das quilhas gêmeas é simples, por serem mais próximas da borda, as quilhas dão maior estabilidade para a prancha fazer curvas fechadas, permitindo facilmente a troca de borbas, sem perder velocidade. Em 1955 o shapper californiano Dale Velsey inventou a butterfly fin, consistindo basicamente de duas quilhas fixadas numa mesma base. A ideia futurística da butterfly não foi isolada, os anos de 1950 e 1960 foram de cheios de experimentações, mas ainda sim, as pranchas monoquilhas prevaleceram com seu surf objetivo, seguindo linhas mais abertas. 



Butterfly: modelo experimentado nos anos 50 e 60.

Entre 1962 e 1964, outro surfista-shapper consagrado por suas invenções, experimentou modelos de monoquilha e biquilha com alto desempenho. George Greenought fez experiências de usar duas das velozes quilhas tuna na mesma prancha, inaugurando um novo status para as quilhas gêmeas.

Biquilha de George Greenough

Já no início da década de 1970, Steve Lis desenvolveu uma rabeta para sua prancha de keeboard (surf de joelhos) que permitia manobras mais seguras em ondas rápidas, devido o fato de a rabeta ser duas pin tail juntas (pin tail são rabetas de pranchas bem finas, boas para ondas grandes ou muito rápidas). Estava concebida a prancha fish tail, que parecem ter sido criadas especialmente para as quilhas gêmeas. A prancha fish e as duas quilhas ficaram populares quando em 1972, Jim Blear e David Nuuhiwa pegaram 1º e 2º lugar no campeonato mundial de surf em San Diego.

Prancha Fish de Steve Lis,  1975.
As pranchas biquilhas se tornariam quase uma unanimidade para ondas de menor porte durante a década de 1970 e início dos anos 80. Isto ocorreu por causa de outro lendário surfista-shapper: Mark Richards e a prancha que lhe daria quatro títulos de campeão mundial, entre 1979 e 1982. Durante os anos em que Mark Richards foi campeão mundial criou-se um paradigma: ondas pequenas eram para ser surfadas com duas quilhas e ondas grandes com pranchas do tipo guns monoquilha.

Shapes de Mark Richards (1975 e 1979), novo estilo de surf.
 As duas quilhas trouxeram uma evolução nas manobras do surf. Com materiais leves e designs sofisticados, as pranchas estavam se tornando mais velozes que a própria onda, e agora permitiam fazer curvas rasgando a superfície da água como nunca antes. Isto se deu até 1983 e veio outra inovação: as três quilhas. A prancha trusther, com três quilhas, desenvolvida pelo surfista Simon Anderson, mudaram novamente os conceitos e a forma de surfar. Mas isto é para outro post...

Marck Richards ganhou 4 vezes o mundial de surf com suas pranchas de duas quilhas.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário