domingo, 16 de dezembro de 2012

A alaia que virou skate


O fisico Antoine Lavoisier já dizia: na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. 




Teste drive do novo long de asfalto na G10 da Unicamp

Encontrei no terreno de um amigo uma tábua de pinos com 1,5 m de altura por 40cm, com 4 cm de espessura e pensei: esta vai se transformar em um prancha de surf...



Desenho inicial da prancha que virou skate

Levei para a oficina e comecei o trabalho, mas eis que me deparo com um pedaço considerável da madeira podre. Foi aí que a teoria da conservação da massa me inspirou: nada se perde, tudo se transforma, não? 



O tempo implacável e a madeira.
Uma prancha de surf de madeira precisa ter um tamanho minimo para flutuar e ser surfável, mas e um skate de madeira maciça, construído igual a uma prancha, como seria? 

O projeto continuou normalmente, primeiro  com a serra tico-tico demos o formato do shape e depois cortando-o ao meio. Um filete de madeira foi colocado entre as partes como longarina, fixado com cola e pequenos pedaços de madeira, chamados cavilha.


Prendendo a longarina com cavilhas de madeira

A longarina serve para das maior força às pranchas de surf e evitar que empenem (entortem) facilmente. Os shapes de skate não precisam deste artificio, pois a madeira compensada é bastante estável, mas como esta é uma madeira maciça, e a proposta é fazer um shape de skate igual seria uma prancha, mantivemos a proposta.



Peças encaixadas

Para garantir que o conjunto não soltaria com uma pancada forte de bico, e para dar um estilão, coloquei uma madeira mais forte (madeira de lei) no bico e na rabeta. E convenhamos, ficou muito style!



Skate Longbord, parecendo um missil


O acabamento final foi com verniz náutico, e lixa transparente.



Shape estilo longboard
Lixa transparente para manter desenho da madeira
Parte de baixo
Cavilhas que fixam o bico desenham dois olhos

Teste drive foi na tradicional ladeira G10 da Unicampi 

Comentários
1 Comentários

Um comentário: