segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sobre Árvores, Madeira e Construção Naval

Estamos iniciando uma série de matérias que falam da construção de canoas e pranchas de surf de madeira numa perspectiva contemporânea, mas resgatando conhecimentos ancestrais da carpintaria e construção naval.
Para falar de pranchas de surf e canoas antes devemos antes citar a “pedra fundamental” da navegação, da conquista dos mares e tudo o que veio depois, isto é, a manipulação da madeira. A arte de manejar este recurso natural em técnicas de carpintaria, construção naval e marcenaria podem tomar ares míticos e exige todo o respeito, afinal é um ofício dos mais antigos, desde os nativos da Polinésia, África e América, aos hebreus (Jesus era carpinteiro), árabes, nórdicos e europeus, em todos os cantos do mundo existiram carpinteiros e marceneiros.
Em reverencia aos mestres na arte de manipular a madeira iniciamos a sessão de matérias sobre construção de canoas e pranchas de madeira resgatando algumas informações sobre escolha da arvore e preparação da madeira. Apesar destas informações não serem tão úteis nos dias de hoje, em que encontrar as arvores certas é uma missão dificílima e derrubá-las é crime, a matéria serve para lembrar culturas que estão entrando no esquecimento e foram as bases do surf, assim como da navegação.

Da arvore à madeira

A escolha da arvore se dá pela madeira, portanto, antes de escolher o indivíduo deve conhecer suas propriedades. Antes do corte de uma arvore para construção de qualquer embarcação, deve ser feita uma inspeção minuciosa, observando a superfície do tronco, procurando os nós, cicatrizes, fendas, ou fibras muito torcidas com e nós profundos. Batendo com algum objeto ao longo do tronco percebem-se variações do som, indicando diferentes densidades, possivelmente por motivo de doença ou apodrecimento prematuro. Após o corte outros sentidos também permitem certificar-sedo tipo de madeira, a fase de preparo e a hora de trabalha-las. A cor permite saber facilmente se a arvore teve alguma doença, devido mudanças bruscas, vista em um corte transversal. Cada espécie possui um cheiro característico, especialmente depois de seca.

 

A época ideal para extrair a madeira varia segundo a espécie e região, mas de forma geral costuma ser no início do inverno, assim que as folhas caem, quando acontece o repouso vegetativo. Estes procedimentos possuem relação com a circulação da seiva, pois nos meses de primavera, verão e princípio do outono os troncos ainda estão impregnados de alimentos para folhas, flores ou frutos, aumentando o tempo secagem e prejudicando a conservação da madeira, pois as substâncias que compõe a seiva atraem fungos e insetos. Outro fator que influencia o corte da arvore é a lua. As fases minguante e nova costumam ser melhores, os períodos de maré cheia está relacionado com maior quantidade de seiva nas arvores.



Após o corte é essencial à seiva secar completamente, assim como a retirada da casca, que dificulta a secagem e esconde larvas e insetos que corroem o tecido lenhoso. Para secagem existem muitas técnicas, atualmente o mais comum é ao ar livre, em galpões ou estufas, sendo que, mais importante que manter a madeira coberta é não deixa-la em contato com o solo. No entanto, para construção naval existem tradições muito eficazes na secagem da seiva que garantem grande durabilidade à embarcação. O costume é mergulhar o tronco em água doce (rios e lagos), ou na agua salgada do mar. O mais aconselhável é deixar no lodo das zonas estuarias (rios que desembocam no mar), evitando o apodrecimento prematuro ou o aparecimento de fendas. O mais espantoso são relatos de que, dependendo do tipo de madeira e espessura do tronco, a secagem poderia durar de 3 a 10 anos.

Produtos e cuidados para conservação da madeira

A durabilidade depende primeiramente da secagem da seiva. Sendo assim, a principal forma de tratamento da madeira é mantê-la seca e arejada ou totalmente mergulhada na água, pois madeiras imersas não apodrecem ou apodrecem muito lentamente. É muito comum encontrarmos ao longo do litoral brasileiro, canoas afundadas na água, pois rios, lagoas e principalmente o mar evitam o apodrecimento muito melhor do que os produtos disponíveis no mercado e sem custo nenhum.


Canoa em repouso, água conserva a madeira.
A água não estraga madeira, mas a constante mudança de ambientes secos para úmidos causam dilatação e contração da madeira, causando fissuras com o tempo. Dessa forma, o tratamento mais tradicional para canoas ou cascos de pequenas embarcações de madeira é com soluções oleosas ou ceras que evitam que a madeira encharque ou sequem completamente. Estes produtos podem ser de origem animal (óleos de peixe, cera de abelha), vegetal (cera de carnaúba, óleo de linhaça), ou mineral (betume, asfalto diluído em diesel, óleo queimado). Estes produtos são bastante eficientes para conservar embarcações rusticas, como canoas, mas necessita a madeira estar bem seca para a primeira aplicação.  

Nativo havaiano passando óleo de Kukui (óleo de nozes) na tradicional canoa polinésia.

Outras soluções industrializadas contribuem para conservação da madeira, como o alcatrão, alvaide, ACA, CCA, CCB, sais de cobre, cromo e arsênio aplicados em auto-clave, todos com boa eficácia e disponíveis no mercado. A aplicação dos produtos pode ser por imersão, pulverização, pincelagem, ou ainda banho quente-frio (madeira é aquecida por várias horas e depois imersa em solução que permite grande penetração e absorção a vácuo).Caso sua embarcação não seja uma canoa ou prancha de surf tipo Alaia, as madeiras com tratamentos industriais podem ser uma boa opção, pois óleos e cerras dificultam aplicação de resinas epoxy ou poliéster.

Colas e outros métodos de impermeabilização

Madeiras coladas podem desempenhar funções melhor do que tábuas maciças, por aguentarem maior flexão. A chamada cola de marceneiro é uma das mais antigas, conhecida também como cola animal é feita a base de pele, cartilagem e osso de animais. Vendida em pó, quando em banho-maria se torna gelatinosa e fácil de aplicar, e depois de seca fica dura e impermeável, penetrando nos tecidos da madeira. As colas sintéticas disponíveis no mercado para carpintaria naval é a Cascophen (resorcina-formol), que leva um catalizador no preparo e serve para qualquer tipo de ligação, incluindo-se imersas em água. Outra opção é o Epox (resina epoxida), uma das colas e resinas de isolamento mais eficaz da carpintaria naval, usadas proteger, colar e impermeabilizar desde cascos de barco a pranchas de surf, e por isso merece um paragrafo específico.


Prancha de surf de madeira com acabamento em epoxy.

O método mais conhecido de impermeabilização das modernas pranchas de surf de poliuretano são as resinas de poliéster, no processo que chamamos de glass (vidro). No entanto, as resinas poliéster possuem pouca aderência à madeira. Já as resinas epoxy são a melhor solução para impermeabilização das pranchas de surf de madeira, assim como os cascos de barcos, dando o mesmo acabamento do glass em poliéster e uma resistência ainda melhor quando aplicada com tecido de fibra de vidro. O tipo especifico de resina para construção de pranchas (existem muitas variações de resina epoxy e catalizadores) e a forma de uso fica a cargo dos fabricantes, vendedores ou shapers.


Lancha de madeira com acabamento em epoxy.

Para saber mais de construção naval, madeiras, colas e resinas, aconselhamos os seguintes links:

Madeira: Uso e Conservação
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.monumenta.gov.br%2Fupload%2FCaderno%2520Madeiraweb_1173383037.pdf&ei=CEVXUJucEcWiqwG8vYA4&usg=AFQjCNHDqxfm_9hY2HwIcVJxruTXhaM77w

Inovação na Construção Naval e seus Compósitos – Caderno 1
http://content.yudu.com/Library/A1nf9l/Inovaonaconstruonava/resources/index.htm?referrerUrlhttp%3A%2F%2Fwww.ain.pt%2Findex.php%3Fmod%3Darticles%26action%3DviewArticle%26article_id%3D169%26category_id%3D70

Inovação na Construção Naval e seus Compósitos – Caderno 2
http://content.yudu.com/Library/A1nf9k/Inovaonaconstruonava/resources/index.htm?referrerUrl=http%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Furl%3Fsa%3Dt%26rct%3Dj%26q%3D%26esrc%3Ds%26source%3Dweb%26cd%3D10%26ved%3D0CI8BEBYwCQ%26url%3Dhttp%253A%252F%252Fcontent.yudu.com%252FLibrary%252FA1nf9k%252FInovaonaconstruonava%252F%26ei%3DR687UIarKuqx0QGkroD4Cw%26usg%3DAFQjCNEjNWzpabDTJ2aPI9Ftrknzcx9ffw
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