Photo: Jeff Johnson Belinda Baggs, body surfing profissional |
Mas esta história começou muito antes, durante o século XIX o body surf, assim como a natação em alto mar, se transformaram em esportes nacionais e tipicamente australianos. Na década de 1890, um sujeito chamado Alick Wickham popularizou o surf sem prancha fazendo demonstrações em outros países. Estes esportes ficaram conhecidos ao redor do mundo como Australian Crawl (lembra da banda da década de 80?). Mesmo o surf, popularizado na década de 1920, já era praticado entre locais desconhecidos.
O body surf, assim como a natação em alto mar e o surf, aumentaram os casos de afogamento, motivando a criação do Australian Surf Life Saving. Isto é, os primeiros salva-vidas australianos eram exímios nadadores e surfista. Já em 1810, formaram-se clubes de surf em muitas praias, que funcionavam como postos salva-vidas. A Associação de Salva-vidas se tornou uma das instituições mais tradicionais e respeitadas do país.
Foto retirada do site: www.aquabumps.com. Homenagem aos camaradas de Perph. |
Muito além do surf e das excelentes ondas da Austrália, o país cultua diversos esportes aquáticos, incentivando estas práticas desde os primeiros anos de escola. Não é por menos que salva-vidas são muito respeitados e que, com prancha ou sem, possuem o surf nas veias.