quarta-feira, 25 de abril de 2012

Australian Crawl e o Continente do Surf

Surf no peito, remada no braço: o Australian Crawl

Imaginem uma ilha de proporções continentais em que pelo menos dois terços da costa oferecem ondas de todo tipo e da melhor qualidade. Como se já não bastasse isto, Austrália é um país que cultua qualquer esporte relacionado ao mar e possui uma cultura beira-mar ligada ao bem estar e convívio harmonioso com a natureza, the ozzzy easy going. Em 1915, o lendário surfista havaiano, Duke, fez demonstrações de surf no estado de New South Wales, quando o surf virou parte da via diária, transformando o país em Meca do surf e celeiro campeões. 

Photo: Jeff Johnson
Belinda Baggs, body surfing profissional

Mas esta história começou muito antes, durante o século XIX o body surf, assim como a natação em alto mar, se transformaram em esportes nacionais e tipicamente australianos. Na década de 1890, um sujeito chamado Alick Wickham popularizou o surf sem prancha fazendo demonstrações em outros países. Estes esportes ficaram conhecidos ao redor do mundo como Australian Crawl (lembra da banda da década de 80?). Mesmo o surf, popularizado na década de 1920, já era praticado entre locais desconhecidos.

O body surf, assim como a natação em alto mar e o surf, aumentaram os casos de afogamento, motivando a criação do Australian Surf Life Saving. Isto é, os primeiros salva-vidas australianos eram exímios nadadores e surfista. Já em 1810, formaram-se clubes de surf em muitas praias, que funcionavam como postos salva-vidas. A Associação de Salva-vidas se tornou uma das instituições mais tradicionais e respeitadas do país. 
Foto retirada do site: www.aquabumps.com.
Homenagem aos camaradas de Perph.

Muito além do surf e das excelentes ondas da Austrália, o país cultua diversos esportes aquáticos, incentivando estas práticas desde os primeiros anos de escola. Não é por menos que salva-vidas são muito respeitados e que, com prancha ou sem, possuem o surf nas veias.

domingo, 22 de abril de 2012

As novas pranchas Hollow: idéias atuais para antigos conceitos.

As pranchas de madeira estilo Hollow (ocas) voltaram a ser fabricadas por uma nova geração de shaper-marceneiros. Existem em todo tipo de design, releituras de modelos antigos, pranchas vintages e novos desenhos com alto design e conceitos antigos. Alguma tem o seu perfil! 

Estrutura de pranchas Hollow em modelos dos mais tradicionais aos mais contemporâneos

O princípio das pranchas de madeira é outro, a ideia é fazer uma prancha diferenciada, de forma mais artesanal, com maior durabilidade, beleza, mas principalmente para um surf com bom desempenho. O peso da prancha é inevitavelmente maior que o de uma pranchinha, mas a performance não deixa a desejar. 

Foto: Mariana Siebert

O conceito das pranchas de madeira tem se espalhado por aí, e no mundo todo tem gente fazendo pranchas a moda antiga. Um colega de blog muito bom para conhecer projetos de todo tipo de prancha de madeira, Hollow, Alaia, ou o que for é da Wooden Surfboard. Imperdível se você está disposto a conhecer melhor este universo!
Preparação de uma prancha Hollow  pelo shaper AUS Craig Cater. 

No Brasil existem poucos fabricantes dessas pranchas, mas ainda sim, muito competentes. Em Ubatuba (SP) tem  A Flora Ecoboards, que faz pranchas Alaias e Hollow com uma pegada de sustentabilidade muito bacana. 


Uma Hallow da Flora Ecoboards: beleza e performance.

Em Santa Catariana, a Siebert Woodcraft Surfboards, constrói hollow em um estilo vintage muito bem feitas, além de serem lindíssimas. Outros shaper têm feito suas experiências pelo país, mas em termos de mercado, ainda é limitado. O ideal é não passar muita vontade, e se não tiver como adquir uma, faça a sua! 


Modelo Fish da Siebert: releitura de designs clássicos e marcenaria fina.

E se a sua pegada é construir uma Hollow por conta própria, fica a dica do site do Paul Jesen, que além de vender pranchas Hollow, ensina seu método para outros amadores do surf ancient.


Hollow surfboards para qualquer tipo de onda ou surfista.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A primeira prancha Hollow: inovações da década de 30.

A inovação das pranchas de madeira maciça Olos, Alaias e outros modelos tradicionais havaianos possibilitou que ondas maiores e mais velozes fossem exploradas. O surf também era um esporte relacionado a travessias de longos percursos e competições de remada. 


Blake descendo uma ondinha respeitável com sua Hollow

A prancha Hollow desenvolvida por Tom Blake trouxe um salto evolutivo neste sentido. Inspirado na asa de um avião, o surfista criou uma prancha de madeira oca, proporcionando muito mais flutuação e maleabilidade. Enquanto as pranchas de madeira maciça do início do século XX chegavam a até 150 quilos, Hollow pesava no máximo 50 quilos. 

A moçada reunida com suas pranchinhas...
A Hollow era uma prancha com 16 pés (mais ou menos 5 metros de comprimento), maior que as antigas Olo havaianas (com aproximadamente 10 pés), sendo considerada uma paddleboard, isto é, um meio termo entre a prancha e a canoa. Estas qualidades beneficiavam a remada, apreciada tanto para campeonatos de velocidade como para entrar em ondas maiores. 

Modelo e escalas usada pela Associação de Bombeiros da Austrália


Outra inovação foi a rabeta (parte traseira) pontiaguda (ancestrais das pin tail atuais), e as bordas em ângulo reto, que seguravam a prancha melhor em ondas rápidas. Não satisfeito, em 1935, Blake colocou um estabilizador na rabeta, criando a primeira prancha surf com quilha.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tom Blake, um haole respeitável

Tom Blake pegando onda com sua prancha Hollow em 1939

Tom Blake foi muito mais que um surfista, era um homem do mar, um inventor e design de pranchas que inovou o surf na primeira metade do século XX. Podemos dizer que o Californiano Blake, ao lado do havaiano Duke Kahanamoku, foram os grandes responsáveis pelo surf moderno.


O haole (sinônimo de gringo sem noção para havaianos) Tom Blake venceu os campeonatos de surf entre 1929 e 1930 (Hawaiian Surfboard Championships), com sua prancha Hollow. Este fato lhe trouxe respeito dos havaianos e levou os shapers da época a ficarem atentos aos conceitos da prancha Hollow.

Foto dos legendários Blake e Duke

Os dois ícones do surf faziam suas próprias pranchas e  foram camaradas, tanto nas ondas como na bancada de marcenaria. Depois falamos da prancha Hollow e as inovações feitas pelo primeiro Californiano a ter moral com o povo que inventou o surf . Aloha...